Se você se importa com a sua segurança e a das pessoas que trabalham embarcadas com você, saiba que a Medicina do Trabalho pode ser a sua grande aliada!
Mas o que é a Medicina do Trabalho?
A Medicina do Trabalho lida com as relações entre a saúde dos trabalhadores e suas atividades, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes de trabalho.
Ela é também é responsável por se preocupar com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais e está diretamente ligada a normas reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Isso faz delas obrigatórias para as empresas.
Essas normas devem garantir que o trabalhador possa realizar o seu trabalho sem que a sua saúde esteja em risco e a sua qualidade de vida não seja prejudicada.
Hoje em dia as empresas estão mais conscientizadas a respeito disso!
A área de Medicina do Trabalho vem sendo bastante procurada pelos profissionais de medicina, que veem nela uma excelente oportunidade de crescimento profissional.
O campo de atuação do médico do Trabalho ultrapassa o âmbito mais “tradicional” da medicina. Ele precisa ter noções amplas de outras áreas, como Clínica Médica e Saúde Pública, por exemplo. Assim, ele pode realizar programas de prevenção ou encontrar diagnósticos mais precisos.
É fundamental para o médico do Trabalho contar com o auxílio de outros profissionais, como Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnicos em Segurança do Trabalho, fonoaudiologistas, fisioterapeutas, por exemplo.
As empresas já enxergam a Medicina do Trabalho como parceira!
Garantindo aos empregados todos os recursos da medicina ocupacional, o responsável pela Segurança do Trabalho garante também a qualidade do trabalho e ainda evita problemas legais. As penas são sérias e mesmo as mais leves costumam vir acompanhadas de multas pesadíssimas.
As complicações jurídicas oriundas da justiça trabalhista podem causar danos às empresas!
Muitas pessoas acham que a Medicina do Trabalho é responsável apenas por exames de admissão e demissão de funcionários, mas não é verdade, já que exames periódicos são obrigatórios.
A fiscalização é pesada, garantindo que a empresa esteja sempre cumprindo as normas. Então se você acha que bastam exames de admissão e demissão para garantir a saúde dos seus funcionários, já começou errado!
A Medicina do Trabalho auxilia na segurança do trabalhador e na prevenção de acidentes, além de fiscalizar as empresas;
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você. Conte sempre conosco!