Muitas empresas hoje dirão que proporcionar qualidade de vida aos funcionários faz parte da gestão de pessoas. Embora o conceito de ter uma vida de qualidade seja um tanto pessoal, na relação com o trabalho há alguns temas que acabam se repetindo, como um senso de pertencimento, oportunidades e segurança. Esses aspectos, entretanto, estão entre os mais desafiadores de serem construídos dentro de uma empresa atualmente.
Como gerar pertencimento quando uma mesma organização precisa reunir perfis tão diferentes, e como oferecer oportunidade e segurança quando a própria noção de emprego está erodindo? As perguntas estiveram na mente dos cerca de 600 executivos e especialistas que se reuniram em Londres, na semana passada, para a Quality of Life Conference.
A relação entre funcionários e empresas foi um dos principais assuntos abordados. Professor da Manchester Business School e presidente do conselho da CIPD, entidade que reúne profissionais de RH no Reino Unido, Cary Cooper é especialista em saúde organizacional e defende o impacto financeiro da promoção de bem-estar e qualidade de vida nas empresas.
Ele acha, no entanto, que a visão mais comum adotada pelas empresas ainda se limita a aspectos superficiais. “Falar de bem-estar está na moda, mas bem-estar não significa dar maçãs para os funcionários, pagar sua academia e ter mesas de pingue-pongue no escritório. Bem-estar significa criar a cultura certa onde as pessoas sintam que são valorizadas, que a empresa confia nelas e que podem trabalhar com flexibilidade quando isso é possível”, diz.
Na visão Cooper. “O problema que o Brasil enfrenta agora, é que as pessoas não conseguem se mover, então elas se sentem presas aos seus empregos, inseguras e em um ambiente que não é muito agradável. Elas trabalham muito mas produzem pouco”, diz Cooper.
A qualidade de vida no trabalho deve ser traduzida em qualidade de integral, onde os funcionários tenham saúde física e mental.
Onde eles acordem felizes para ir trabalhar!
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você. Conte sempre conosco!